ENTRE EM CONTATO
RESERVAS@BIGTOUR.COM.BR
  • IDIOMAS
Pantanal Sul-Matogrossense

Um paraíso bem pertinho de você

Conheça o Pantanal

 

O Pantanal é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e como Reserva da Biosfera. É um ecossistema com 250 mil quilômetros de extensão que fica distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia - no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A região é uma planície pluvial habitada numa riquíssima diversidade, sendo muitas das espécies encontradas na região categorizadas como endêmicas. Significa que não se encontra em nenhuma outra parte do planeta.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, estudos indicam que o bioma abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 650 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. A Embrapa Pantanal calcula que quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.

O Rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, a piraputanga, o piau, e também para outros animais, como a arara azul, a anta, as capivaras, os tucanos e as ariranhas. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, entre eles o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú, e o jacaré. É comum também encontrar a famosa onça-pintada. A observação da vida selvagem atrai muitos turistas de todo o mundo ao Pantanal.

Quente e úmido no verão, e relativamente mais frio no inverno, o clima pantaneiro apresenta constantemente grande umidade do ar, devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo durante o período de cheia. Este ecossistema vive sob o desígnio das águas: ali, a chuva divide a vida em dois períodos bem distintos. Durante os meses da seca (de maio a outubro, aproximadamente) a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descobertos campos, bancos de areia e ilhas. Durante a cheia, a cada 24 horas, cerca de 178 milhões de litros de água entram na planície pantaneira.

A imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons, é um dos mais belos espetáculos da Terra. Por causa dessa alternância entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma.

A planície pantaneira 65% de seu território está dentro do Mato Grosso do Sul, dividida em micro regiões onde o visitante tem a oportunidade de conhecer essa biodiversidade. A maioria dos hotéis e pousadas pantaneiras estão localizadas entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá, e para desfrutar das belezas desse lugar e da cultura pantaneira recomenda-se ficar entre 2 a 3 dias. O Pantanal é um paraíso a céu aberto, um misto de aventura, cultura e belezas naturais.


Entre em contato
NOSSAS SUGESTÕES DE HOTÉIS

Pantanal


Voltar

Conheça nossos pacotes

05 dias/04 noites

Para todas as idades

Ideal para famílias com crianças em diferentes idades.

Saiba Mais
Programação semanal

Compartilhado

Conheça as opções de passeios com transporte regular para os passeios.

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Viajando sozinho?

Opções econômicas para quem está viajando sozinho e precisa de transporte.

Saiba Mais
04 dias/03 noites

Especial Sul-mato-grossense

Para os moradores do Estado, ofertas especiais!

Saiba Mais
05 noites/06 dias

Aventure-se

Para amantes de aventura, nada melhor do que unir emoção, lazer e natureza exuberante.

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Especial Kids

Lazer e diversão em meio a natureza.

Saiba Mais
04 dias/03 noites

Promocional

O essencial por um preço super especial.

Saiba Mais
04 dias/03 noites

Especial Melhor Idade

Pacote especial terceira idade, a melhor idade para conhecer lugares deslumbrantes.

Saiba Mais
03 dias/02 noites

Fim de Semana

Que tal uma fugidinha pra Bonito no fim de semana?

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Curtindo Bonito

Saia da rotina, e venha conhecer o que Bonito tem de melhor para oferecer.

Saiba Mais