ENTRE EM CONTATO
RESERVAS@BIGTOUR.COM.BR
  • IDIOMAS
05 de abril

Curiosidades

A cidade

O nome "Bonito" é originário de uma fazenda chamada Rincão Bonito, que pertencia à cidade Miranda. A região foi transformada em distrito em 1927 e tornou-se uma cidade emancipada em 02/10/1948. Essa terra foi colonizada por pessoas que vieram do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também do seu país vizinho o Paraguai, tendo forte influência dessas regiões tanto na comida, bebida, dança e música.

Atualmente o município tem aproximadamente 20 mil habitantes, 13 mil na área urbana e o restante na área rural. Sua economia está baseada na agropecuária e turismo, sendo considerada um dos melhores destinos de ecoturismo por possuir belas paisagens naturais, rios de águas cristalinas repletas de peixes, cachoeiras, cavernas, grutas, dolinas e abismos, tudo isto em meio a vegetação do cerrado.
 
A Serra da Bodoquena (morraria que circunda a região de Bonito) é fator responsável pelas belezas cênicas da região onde a formação pela rocha calcária (uma rocha bastante porosa e de fácil dissolução) forma o subsolo da região, dando uma transparência total para as águas dos rios da região, propiciando a formação de Cavernas, Nascentes e Cachoeiras. O Turismo iniciou na região em 1992 quando equipes de televisão começaram a fazer reportagens a nível nacional divulgando o município.
 
Bonito coloca a disposição dos turistas mais de 40 passeios, desde opções para os mais aventureiros até alternativas de passeio para famílias com crianças. Portanto, é um destino democrático e que está preparado para receber os milhares de turistas que viajam para região. O centro da cidade conta com restaurantes e bares, que servem diferentes tipos de pratos e bebidas. Que tal experimentar pastel de carne de jacaré, peixes típicos da região (como o pacu na brasa), picolés de frutas exóticas ou uma cachaça produzida no próprio município? Há também diversas lojas, nas quais é possível conhecer e comprar peças de artesãos locais, camisetas e outras lembranças da cidade que é bonita por natureza. Vale fazer um passeio a pé pelo centro e pela Praça da Liberdade, onde está localizado o Monumento das Piraputangas, que rende belas fotos.
 
Bonito é referência mundial em turismo responsável e sustentável, pois tem uma gestão focada na sustentabilidade e capacidade de carga controlada, o que é possível graças ao "voucher único". A cidade recebe visitantes o ano todo. Todos os atrativos tem limite diário de atendimento, por isto é necessário a compra antecipada do ingresso do passeio (voucher) em uma agência de viagem local, principalmente em período de férias e feriados.
 

Voucher Único

"Voucher" é uma palavra de origem francesa para definir o comprovante de entrada de algum atrativo. O voucher único em Bonito é muito mais que uma entrada, ele é o centro de um sistema turístico organizado e favorece a preservação da natureza e a tranquilidade do visitante. Nenhum passeio em Bonito pode ser realizado sem o voucher, pois nele está especificado o horário do passeio, o número de vagas e o guia de turismo. Além disso, hoje é um documento fiscal municipal. O voucher só pode ser emitido por uma agência de turismo local e credenciada.

Tereré

O tereré é mais do que uma bebida típica da região, é uma tradição. De origem paraguaia, o tereré chegou ao Brasil pela fronteira, pelos paraguaios e indígenas guaranis e kaiowás. No Mato Grosso do Sul, é consumido a todo momento, sendo uma bebida apreciada por todos, desde crianças até os mais velhos. O estado é o maior produtor de erva-mate fora da Região Sul do Brasil. 
 
A erva do tereré e do chimarrão são semelhantes, as duas derivam da erva-mate. A diferença é que o composto usado no chimarrão é mais fino do que o composto do tereré. Outra diferença é que o chimarrão é feito com água quente, o tereré é consumido com água gelada. Tradicionalmente, o recipiente usado para servir o tereré é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e todo o seu exterior revestido por verniz. Usa-se, também, um copo de alumínio ou vidro, ou canecas de louça.A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada. Estas são feitas normalmente de alumínio.
 
O tereré é uma bebida agradável, refrescante e muito adequada ao clima quente da região. Não é incomum observar pequenas rodas de amigos em frente ao comércio ou residências tomando essa bebida. Se quiser provar, apenas certifique-se de que a água usada seja mineral.
 
Pertinho do Pantanal
Considerada a maior planície alagada do mundo e fica a somente duas horas de carro partindo de Bonito no Mato Grosso do Sul. Portanto, é possível conciliar em uma só viagem passeios por Bonito e no Pantanal sul mato grossense.
 
No Pantanal, as fazendas combinam opções de hospedagem com passeios típicos. Pode-se vivenciar o estilo de vida do homem pantaneiro, observar os hábitos de animais selvagens, além de ser um dos melhores destinos do Brasil para os amantes da pesca. Entre as principais atrações estão passeios de safári, onde é possível percorrer reservas de matas nativas e avistar e conhecer a flora e fauna do Pantanal, conseguindo avistar cervos, capivaras, jacarés, antas e até a majestosa onça pintada. 
 
O mais indicado é programar a viagem para os meses de agosto e setembro, período de seca na região favorece a observação dos animais, pois eles saem a procura de água e ficam a vista dos visitantes, portanto uma ótima oportunidade para observar de perto diversas espécies.
 
 

 

A cultura pantaneira é um prato cheio, prepare-se para uma noite de histórias na beira da fogueira ao lado de gente da terra.


Entre em contato
Voltar

ConheƧa nossos pacotes

04 dias/03 noites

Especial Melhor Idade

Pacote especial terceira idade, a melhor idade para conhecer lugares deslumbrantes.

Saiba Mais
ProgramaĆ§Ć£o semanal

Compartilhado

ConheƧa as opƧƵes de passeios com transporte regular para os passeios.

Saiba Mais
04 dias/03 noites

Promocional

O essencial por um preƧo super especial.

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Especial Kids

Lazer e diversĆ£o em meio a natureza.

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Viajando sozinho?

OpƧƵes econƓmicas para quem estƔ viajando sozinho e precisa de transporte.

Saiba Mais
03 dias/02 noites

Fim de Semana

Que tal uma fugidinha pra Bonito no fim de semana?

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Curtindo Bonito

Saia da rotina, e venha conhecer o que Bonito tem de melhor para oferecer.

Saiba Mais
05 noites/06 dias

Aventure-se

Para amantes de aventura, nada melhor do que unir emoĆ§Ć£o, lazer e natureza exuberante.

Saiba Mais
05 dias/04 noites

Para todas as idades

Ideal para famƭlias com crianƧas em diferentes idades.

Saiba Mais
04 dias/03 noites

Especial Sul-mato-grossense

Para os moradores do Estado, ofertas especiais!

Saiba Mais