+55 (67) 3255-1753 / +55 (67) 3255-1353
reservas@bigtour.com.br
Conheça o Pantanal

O Pantanal é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e como Reserva da Biosfera. É um ecossistema com 250 mil quilômetros de extensão que fica distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia - no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A região é uma planície pluvial habitada uma riquíssima diversidade, sendo muitas das espécies encontradas na região categorizadas como endêmicas. Significa que não se encontra em nenhuma outra parte do planeta.

Segundo o Ministértio do Meio Ambiente, estudos indicam que o bioma abriga os seguintes números de espécies catalogadas: 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas.A Embrapa Pantanal, calcula quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e  algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.

O Rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, a piraputanga, o piau, e também para outros animais, como a arara azul, a anta, as capivaras, os tucanos e as ariranhas. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, entre eles o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú, e o jacaré. É comum também encontrar a famosa onça-pintada. A observação da vida selvagem atrai muitos turistas de todo o mundo ao Pantanal.

Quente e úmido no verão, e relativamente mais frio no inverno, o clima pantaneiro apresenta constantemente grande umidade do ar, devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo durante o período de cheia. Este ecossistema vive sob o desígnio das águas: ali, a chuva divide a vida em dois períodos bem distintos. Durante os meses da seca (de maio a outubro, aproximadamente) a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descobertos campos, bancos de areia e ilhas. Durante a cheia, a cada 24 horas, cerca de 178 milhões de litros de água entram na planície pantaneira.

A imensa variedade de vida, traduzida em constante movimento de formas, cores e sons, é um dos mais belos espetáculos da Terra. Por causa dessa alternância entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma.

 

   Parceiros
Endereço
Big Tour Viagens e Turismo
Rua 29 de maio, 730
Centro CEP 79290-000
Bonito/MS
Telefones
Bonito: +55 (67) 3255-1753
Fax:(67) 3255-1353
Celular: (67) 9232-0557
E-mail
reservas@bigtour.com.br
Todos os direitos reservados 2017 - Big Tour - Bonito - Brasil